sexta-feira, 21 de março de 2008

O começo.

Você recebeu seu pagamento e, como sempre, antes de acabar o mês o seu dinheiro já acabou.
Isso acontece com grande parte da população economicamente ativa, sejam trabalhadores formais ou informais.
A desculpa que todo mundo usa quando isso acontece é: “Eu ganho pouco”.
Pode até ser, mas até mesmo o pouco que se ganha pode virar muito, desde que você aprenda a dar valor não ao dinheiro, mas sim ao tempo que você levou trabalhando para ganhá-lo.
Falo isso porque tomei conhecimento de um fato que aconteceu com uma pessoa da minha família.
Essa pessoa ganhava R$ 150,00 por mês e ao final do ano ela tinha conseguido economizar R$ 800,00. Eu fiquei de cara e com vergonha quando soube disso, pois eu, na ocasião, nunca tinha conseguido juntar nada!
Procurei saber como ela tinha feito isso e ela disse que dos cento e cinqüenta reais que recebia, ela tirava cinqüenta reais para ajudar em casa, cinqüenta reais para gastar e cinqüenta reais para guardar.
Putz... essa foi de lascar. Resolvi então tentar juntar dinheiro também.
Quem me conhece sabe que eu era o tipo da pessoa que gastava muito e gastava mal. Não podia ver uma novidade que logo, logo eu estava comprando. Mesmo sem ter muita necessidade.
Ah sim, e comprava mesmo tendo um monte de conta ainda a pagar e tendo outras tantas atrasadas.
A primeira coisa que fiz foi um levantamento das minhas dívidas.
Vi quais contas estavam mais atrasadas e quais cobravam mais juros.
Depois desse levantamento organizei uma planilha colocando o que tinha que ser pago e antecipando em um dia o vencimento, dessa forma eu não iria correr o risco de esquecer de pagar a conta e no mês seguinte pagar juros sobre ela. Particularmente eu odeio pagar juros.
Simultaneamente a isso elaborei outra planilha aonde eu colocava tudo o que eu gastava no dia. Até mesmo a gorjeta para o vigia do carro eu colocava.
(Isso quando eu não entrava no carro correndo e saia sem pagar, afinal de contas acho um absurdo dar dinheiro para esses caras que dizem vigiar nossos carros.)
Toda semana eu fazia um balanço do que havia gasto e pude perceber que estava gastando com coisas à toa. Na semana seguinte eu cortava esses gastos supérfluos e via que eles não me faziam falta, que eu podia passar sem eles.
Com toda essa disciplina consegui colocar minhas contas em dia e equilibrar minhas despesas em dois meses.
Esse lance de anotar os gastos diários tornou-se um vício e até hoje eu faço isso.
Deve ser engraçado para quem olha, me ver pagando algo e logo anotando em um pedaço de papel o que foi que eu paguei.

Um comentário:

Lidia disse...

Vixe!!!
Vou fazer um curso de como guardar seu dinheiro com ela.
Tô precisando!