sábado, 22 de março de 2008

Arrumando as contas.

Ok, você leu o post aqui embaixo e resolveu fazer a mesma coisa, mas acontece que você está cheio de contas vencidas e não sabe por qual delas começar a pagar.
Organize todas e veja quais delas cobram os maiores juros, geralmente os campeões de juros altos são os cartões de crédito.
Efetuar o pagamento mínimo ou um pouquinho acima dele é que mata.
Esse tipo de pagamento é o mesmo que jogar dinheiro fora, você paga o mínimo e no mês seguinte sua fatura vem com o valor ainda maior. O que você paga de juros, encargos contratuais e mora, muitas vezes é o valor equivalente ao pagamento de outra conta (gás, luz, telefone etc...).
Faça um esforço para pagar o valor integral da sua fatura. Corte aquele cineminha, aquele lanche e até mesmo, pare de andar de carro à toa (você economiza na conta do posto depois).
Uma conta que eu não pago quando a situação aperta é a do telefone. No telefone fixo só ocorre o corte parcial dos serviços após trinta dias, você continua recebendo chamada, e o corte total ocorre sessenta dias depois. Os juros da fatura telefônica são baixos, 2% “apenas”.
Outra coisa que é desastroso é fazer a renegociação da dívida do cartão.
Nesse caso você irá pagar juros sobre juros.
Explicando, todo mês sua fatura vem com encargos altíssimos, na renegociação incidirão mais juros sobre aquela montanha de juros que já estão acumulados na sua dívida.
Se for o caso, procure um advogado e entre com uma ação de repetição de indébito (eu conheço uma advogada que ganhou uma causa assim).
Liquidada a fatura do cartão é hora de ver quais contas serão pagas.
Utilize a mesma tática com elas e não se esqueça: Cartão pago é cartão quebrado, não o use mais por enquanto.

Nenhum comentário: